sábado, 21 de março de 2009

Dica para montar seu proprio Negocio

Por Jorge Luiz Hermínio da Silva

Uma boa dica para quem quer abrir o seu proprio Negocio é a coleção "MONTANDO UMA EMPRESA", os detalhes que muitas vezes são esquecidos na hora de se abrir uma pequena empresa — e que podem ser fatores determinantes de sucesso — são analisados com muito bom humor por Marcelo Cenni. Temas como sócios, informação, ponto, mercado e a principal estrela: o cliente, estarão em foco neste primeiro volume da Coleção Pequena Empresa.
O numero 01 custa apenas R$15,00 e pode ser adquirido pela internet, nos seguints sites:
www.relativa.com.br
www.estantevirtual.com.br (esta é um sebo e custa R$ 6,00 - o livro é usado)
www.autenticaeditora.com.br

É esta a nossa dica pra quem quer investir no seu negocio(empresa), conhecer é um caminho necessario percorrer, quem sabe o que faz, faz porque sabe e faz bem feito. Aproveitem e leiam pois como diz prof. Jorge Azevedo : " o verdadeiro analfabeto não é aquele que não sabe ler ou escrever, mais aquele que não quer aprender, reaprender e voltar a aprender", um abraço e boa leitura.

Para que serve uma Marca, afinal?


Por Márcio Tadeu Furrier
Ao longo da última década o assunto marca ganhou uma importância e interesse inéditos. A aceleração do ritmo de competição pela abertura da economia, aliada a um consumidor mais crítico em relação ao valor entregue por produtos e serviços, evidenciaram a necessidade de diferenciais competitivos sustentáveis. Nesse cenário, as marcas podem assumir um papel decisivo. O tema expandiu-se do campo do Marketing, onde era estudado como mais um componente da oferta, para o campo da estratégia de posicionamento. Não que o tema deva ser tratado de forma isolada, mas certamente ganhou maior peso.
Uma marca, segundo a definição da AMA (American Marketing Association) é: “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência.” Uma vez que as marcas residem, do ponto de vista de sua significação, na mente dos potenciais clientes, seu emprego é praticamente ilimitado. Qualquer item, animado ou não, que possa diferenciar-se em alguma dimensão, poderá dar origem a uma marca.
As empresas vêm procurando tratar o assunto de forma mais técnica, entendendo a construção da marca como um processo crucial, e a propaganda passou a ser vista como mais um elemento, não o único, no trabalho de desenvolvimento de marca. Ao mesmo tempo, modelos de valoração de marcas foram desenvolvidos para explicitar o que um ativo intangível poderia representar de valor econômico, num momento onde fusões e aquisições são fatos da vida empresarial.
Segundo Philip Kotler, “talvez a habilidade mais diferenciadora dos profissionais de marketing é sua habilidade para criar, manter, proteger e enriquecer marcas”. De fato, uma primeira tarefa que surge é delimitar quais funções podem ser desempenhadas por uma marca.
A existência de marcas não é um fenômeno novo: as primeiras marcas remontam à pré-história, e serviam para responder às perguntas: quem fabricou isto?, quem é seu proprietário?, o que é? e o que o torna especial? Caçadores na pré-história gravavam suas armas para indicar propriedade, ceramistas da Grécia e Roma pressionavam seu polegar na argila ainda úmida na base dos potes para indicar sua origem, na Idade Média as corporações e as famílias usavam tradicionais símbolos heráldicos, remédios e fumo eram marcados na jovem América, até chegamos hoje às marcas mundiais. Formalmente, uma marca sempre foi um meio eficaz de condensar e comunicar uma realidade complexa numa imagem que trancende fronteiras.
Do ponto de vista econômico, a marca facilita as transações, pois torna mais rápida a interpretação e processamento das informações pelo cliente em relação a determinada experiência com o produto, aciona ou não suas expectativas de confiança, identificação, ética, satisfação e auto-expressão, servindo como critério de redução de risco na decisão de compra. Para as empresas, a marca forte melhora a eficiência dos programas de Marketing, permite o desenvolvimento de programas de relacionamento e fidelidade, fornece uma diferenciação protegida por lei (marca registrada), facilita o processamento de pedidos, deixa uma base para a comunicação da imagem corporativa, delimita um valor de ativo intangível no caso de venda e uma fonte de segmentação eficaz, possibilita obter maiores retornos e maior alavancagem comercial, e ainda dá margem para futuras expansões de marca.
A marca é ao mesmo tempo uma entidade física e espiritual; ela dá sentido e define a identidade do produto/serviço no tempo e espaço. Isso significa que a marca extrapola os atributos físicos do produto e sua embalagem e incorpora conteúdos psíquicos na mente do consumidor. A posição que sua marca ocupa na mente do cliente pode ser seu maior diferencial competitivo sustentável. Um bom motivo pata se preocupar com a marca, não?
Marcio Tadeu Furrier é graduado em Administração pela FEA/USP, pós graduado em Marketing pela ESPM/SP e mestrando pela PUC/SP. Atualmente desenvolve sua dissertação com o tema Reposicionamento de Marcas.
Fonte: www.portaldomarketing.com.br



domingo, 1 de março de 2009

Ações de Marketing


Por Rafael Mauricio Menshhein


Colocar em prática tudo o que foi planejado é um desafio para algumas empresas, faz com que suas estratégias elaboradas tenham uma flexibilidade muito maior e possam adaptar-se ao momento que o mercado vive, trazendo com isso a necessidade de estudar cada vez mais profundamente todas as variáveis que possam existir.

Muitas empresas ainda utilizam-se de planejamentos anuais para traçar o rumo da organização, definindo claramente os objetivos a serem conquistados, por outro lado não podem limitar-se a conhecer somente o que está contido no planejamento, deve-se estar atento ao mercado e sua constante evolução.

A evolução tecnológica traz vantagens àqueles que conseguem utilizar-se das ferramentas da maneira mais adequada, trazendo o conhecimento para dentro da organização e compartilhando-o com todos os seus colaboradores.

As ações devem ser revistas constantemente, para que não existam surpresas no decorrer do tempo estimado para chegar ao ponto definido anteriormente.

Cada vez mais são requisitados pontos que farão a diferença nas ações de uma empresa no mercado, como:



Conhecimento: a base de todo o planejamento é obtido quando todas variáveis são conhecidas, estudadas e as soluções para eventuais reações dos concorrentes são previstas de forma clara e objetiva;


Informação: ter em mãos dados não transforma uma organização em melhor que os concorrentes, esses dados devem passar por um filtro, somente o que é necessário e relevante deve ser usado, pois o número de dados coletados por uma organização é praticamente infinito;



Foco: uma organização deve trabalhar com um ponto único, direcionar todas as estratégias para que seja mais fácil atingir os objetivos traçados no planejamento;



Limites: não há como atender a totalidade do mercado, deve-se ter uma Segmentação de mercado para que a empresa possa manter o foco, as informações sejam coletadas e o conhecimento seja obtido, facilitando as alterações necessárias durante a execução da campanha;


Posicionamento: a forma como a empresa posiciona-se no mercado pode variar de acordo com o local onde a empresa encontra-se, um Posicionamento usado no Brasil não é o mesmo usado em Portugal, como também pode-se notar que em Curitiba e São Paulo são usados posicionamentos diferentes, por meio de Publicidade ou Propaganda o público-alvo percebe essa diferença;


Oportunidades: estudar constantemente o mercado leva a descobrir oportunidades, novas aplicações para um produto e compreender melhor o que o consumidor deseja, mesmo em uma Pesquisa informal são reconhecidas as oportunidades de mercado;


Ameaças: conhecendo melhor o mercado, têm-se em mãos dados que podem apontar concorrentes mais fortes, o fim do ciclo de vida de produtos e outros fatores que, em certos casos, não são controlados pela organização.


Cada organização deve buscar no mercado as informações que necessita, para que com o conhecimento adquirido tenha chances de permanecer viva.

Em um mundo globalizado e que pode eliminar algumas barreiras, deve-se estar atento para as mudanças e avanços tecnológicos constantes, o conhecimento é fundamental para a excelência e traz a vantagem competitiva para quem souber utilizar corretamente os investimentos realizados.

Também pode-se perceber que o consumidor, mais exigente atualmente, define o sucesso de uma organização, baseando-se em suas ações e na forma como essa empresa se apresenta no mercado perante a concorrência.

As diferenças sempre existirão, devem ser usadas em favor das empresas pelos profissionais de Marketing para que não haja um conflito entre a imagem criada pelo consumidor e a realidade da organização no mercado, o que leva a compreender a necessidade de compartilhar cada vez mais a Informação e dedicar-se continuamente aos estudos e aprendizados que o mercado proporciona para todos.